Radiografia computadorizada e digital: quais são as diferenças e os benefícios?

Radiografia computadorizada e digital: quais são as diferenças e os benefícios?

Publicado por: Icrx Solutions Publicado: 10/12/2021 Visitas: 6977 Comentários: 0

A radiografia computadorizada (CR) e a radiografia digital (DR) exigem o uso de tecnologias digitais que dependem de redes de computadores e instalações centrais com uma grande banda larga. 

Radiografia Digital: uma nova era na Radiologia Dentária - DVI Radiologia 

O DR usa detectores de tela plana com base na conversão direta ou indireta de raios X, que é então processada para produzir uma imagem digital. 

Já o CR usa placas de armazenamento de fósforo, que são então digitalizadas pelo sistema automatizado em um formato digital para processamento, arquivamento e apresentação de imagens.  

No entanto, com a DR, todo o procedimento é custeado a partir da triagem de raios-X. 

Nesse post, vamos falar sobre os principais benefícios das duas tecnologias. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, acompanhe o post abaixo! 

Benefícios da radiografia digital

Para começar, há um baixo custo exigido para a instalação inicial da radiografia computadorizada.

O sistema é compatível com a maioria dos sistemas convencionais existentes, enquanto os sistemas DR vêm são mais caros e não são compatíveis com alguns sistemas e dispositivos de raio-X existentes. 

O CR pode usar cartuchos de vários tamanhos, o que significa que o tamanho do detector pode ser selecionado de acordo com o procedimento e aumentar a flexibilidade de posicionamento, qualquer que seja o local da inspeção. 

Os sistemas portáteis de raios-X podem ter leitores de placa de imagem incorporados para fornecer exames radiográficos à beira do leito, juntamente com a apresentação de imagens, para um diagnóstico rápido. 

Os leitores de placa exclusivos da radiografia computadorizada são poderosos e compactos e permitem uma alta produtividade de pacientes. Enquanto uma placa está sendo processada, a próxima imagem pode ser adquirida na sequência de forma rápida. 

Desvantagens da radiografia computadorizada

O CR exige que o pente seja removido da máquina de raios-X e depois colocado em um leitor. É uma operação de trabalho intensivo que exige que o técnico deixe o paciente e a estação de trabalho com cada técnica de imagem, mesmo que por um curto período. 

Quando unidades de disco único são empregadas, as exposições requerem um tempo adicional, porque os sinais antigos não são completamente apagados rapidamente.  

Isso significa que uma nova placa não pode ser inserida até que a placa antiga esteja livre de sinais residuais. 

Qualidade de imagem – as placas PSP usadas em CR têm um desempenho de triagem inferior em comparação com detectores de DR. Assim, uma dose de radiação mais alta é necessária para atingir a definição adequada da imagem.  

Benefícios da radiografia computadorizada

A eficiência da triagem de raios-X é medida pela eficiência quântica reveladora, que é cerca de 60% – 65% com DR, mas apenas 30% com CR. Assim, o uso de DR está associado a exposições mais baixas do paciente devido às taxas de falha de imagem muito mais baixas. 

A alta velocidade de aquisição de imagem é outra vantagem da tecnologia DR. 

A qualidade da imagem é excelente com DR. Enquanto as imagens CR são um pouco inferiores para sistemas de raios X. No entanto, a precisão do diagnóstico é comparável entre CR e outros sistemas. 

Considerando que o custo inicial do CR é menor, os sistemas de DR fornecem um fluxo de trabalho rápido para os tecnólogos. E, além disso, um gerenciamento rápido do caso de um paciente, o que um torna um sistema importante. 

Gostou de saber mais sobre a diferença dos dois sistemas? 

Deixe o seu comentário e compartilhe esse post em suas redes sociais! 

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.